Eventos do Canto
Canto Cidadão promove o seminário gratuito Arte em Hospital em São Paulo-SP

Canto Cidadão promove o seminário gratuito Arte em Hospital em São Paulo-SP

25-11-2016

No dia 25 de novembro, a ONG Canto Cidadão promove o seminário GRATUITO “Arte em Hospital” com o objetivo de reconhecer e estimular a importância da arte em unidades de saúde, pela divulgação de conceitos, benefícios, desafios e práticas.


O evento será realizado no teatro da Unibes Cultural, (Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo), ao lado da estação Sumaré do Metrô, das 8h30 às 18h e conta com o patrocínio da Sanofi, Casa Tognini, Elfa Medicamentos e Yakult por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil.


O seminário reunirá 300 participantes oriundos de diversos hospitais, assim como estudantes da área da saúde e representantes de organizações que desenvolvem atividades artísticas em unidades de saúde. 


PROGRAMAÇÃO


A programação inclui o compartilhamento de conceitos e práticas de humanização hospitalar; diálogos sobre o papel da arte na humanização; casos de sucesso no Brasil (importantes hospitais e organizações sociais), dinâmicas de grupo e apresentações artísticas, além de integrar os participantes e oferecer momentos expositivos por meio de palestrantes com representantes relevantes no eixo temático proposto.


Agenda do dia:



8h - Início do credenciamento
8h30 - Abertura do evento com Felipe Mello e Roberto Ravagnani (diretores-fundadores do Canto Cidadão)
8h45 - Apresentação artística
9h - Palestra com Wellington Nogueira (diretor-fundador dos Doutores da Alegria)
9h45 - Casos de atividades artísticas em instituições de saúde: Hospital das Clínicas, Hospital Pérola Byington e GRAACC
10h20 - Intervalo
10h40 - Casos de organizações sociais que realizam atividades artísticas em instituições de saúde: Canto Cidadão (teatro em hospital) e Cirurgiões da Alegria (palhaços em hospital)
11h05 - Atividade artística
11h15 - Dinâmica (1) para construção coletiva de saberes
11h50 - Casos de organizações sociais que realizam atividades artísticas em instituições de saúde: Viva e Deixe Viver (contação de histórias) e APM (música em hospitais)
12h15 - Intervalo para almoço
13h30 - Apresentação artística
13h50 - Palestra sobre HumanizaSUS
14h15 - Roda de Conversa com Ana Elvira Wuo e Morgana Masetti
15h30 - Casos de atividades artísticas em instituições de saúde: Hospital São Paulo, Hospital do Servidor Público Municipal e Beneficência Portuguesa
16h - Intervalo
16h20 - Dinâmica (2) para construção coletiva de saberes
17h - Palestra com Maria Julia Paes
17h45 - Encerramento



PALESTRANTES


Ana Elvira Wuo


Professora Adjunta do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda em Artes da Cena, programa de pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Graduada em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Cênicas-Instituto de Artes pela Universidade Estadual de Campinas, pesquisadora em técnicas de ator, possui mestrado em Estudos do Lazer em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Pedagogia do Movimento-Corporeidade em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Linguística no IEL - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP.


Felipe Mello


Fundador do Canto Cidadão, organização social que desenvolve atividades artísticas em unidades de saúde desde 2002. Comunicador social graduado pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).  Mestrado em Ética e Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Autor e ator de teatro formado pelo Teatro Escola Célia Helena. Apresentador do programa de rádio "interessados & interessantes".  


Maria Julia Paes da Silva


Possui graduação em Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1979), assim como mestrado, doutorado e livre docência pela Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Atualmente é professor titular aposentada pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem e de saúde, com ênfase nos temas: Comunicação interpessoal e terapêutica, humanização e qualidade nos atendimentos na área de saúde e práticas integrativas e complementares de saúde.


Morgana Masetti


Atua nos Doutores da Alegria desde 1993 desenvolvendo pesquisas sobre os efeitos da atuação nos hospitais. Graduada em Psicologia e mestra em Psicologia Social pela PUC-SP com formação em Psicologia Hospitalar pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. Publicou os livros Soluções de palhaços – Transformações na realidade hospitalar (1998, Editora Palas Athena) e Boas Misturas – A ética da alegria no contexto hospitalar(2003, Editora Palas Atena). Ministra aulas e cursos para estudantes e profissionais da saúde. 


Roberto Ravagnani


Fundador do Canto Cidadão, organização social que desenvolve atividades artísticas em unidades de saúde desde 2002. Administrador de empresas, palhaço e radialista. 


Wellington Nogueira


Fundador da ONG Doutores da Alegria. Ator formado pela Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova Iorque. Integrou o elenco da Big Apple Circus Clown Care Unit, programa pioneiro em levar palhaços profissionais para visitar crianças hospitalizadas. É empreendedor social reconhecido como fellowship da Ashoka e Líder Avina na Região Nordeste. Atuou nos filmes “Sábado”, de Ugo Giorgetti; “Alô”, “Avassaladoras” e “Quem se Importa” de Mara Mourão. Esteve recentemente em cartaz com o espetáculo musical “A Família Addams”.


OBJETIVOS DO SEMINÁRIO


- Sensibilizar, informar e contribuir para a capacitação de profissionais da saúde em relação aos benefícios, conceitos e aplicações das expressões artísticas na humanização hospitalar;



  1. - Compartilhar casos de sucesso, inspirando a sua adoção em outras unidades de saúde;

  2. Identificar oportunidades de melhoria nas iniciativas atuais e construir coletivamente caminhos de aprimoramento;

  3. - Contribuir para a melhoria do espaço de saúde pública, pela aplicação de práticas comprovadamente positivas, cumprindo previsão constitucional de oferta de saúde pública universal e de qualidade;

  4. - Ampliar a consciência dos profissionais da saúde sobre a relevância do papel social do cuidador na área da saúde. 


DATA E LOCAL


Data: 25 de novembro de 2016, das 8h às 18h


Local: Unibes Cultural, que fica à Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo-SP, ao lado da estação Sumaré do Metrô.


INSCRIÇÕES


As inscrições serão feitas por meio de formulário eletrônico, que também apresenta orientações de participação. Acesse pelo site www.cantocidadao.org.br ou diretamente no endereço do formulário https://goo.gl/forms/DB24dKR8rtA1sJKz1


MAIS INFORMAÇÕES


Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato pelo e-mail info@cantocidadao.org.br ou telefone em horário comercial para  (11) 3667-0167



 



Mais Eventos do Canto

<< Voltar para Eventos do Canto