Notícias do Canto
Canto Cidadão abre inscrições para curso gratuito de preparação para o ENEM

Canto Cidadão abre inscrições para curso gratuito de preparação para o ENEM

08-02-2017

   Confira o resumo das informações relacionadas ao projeto e ao processo seletivo na parte final desta notícia.  


O ENEM foi aplicado pela primeira vez em 1998 e tinha o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, procurando melhorar a qualidade do ensino fundamental. Com o tempo, ele foi sendo aprimorado, uma vez que o objetivo é que ele seja a única forma de ingresso em Universidades Públicas no Brasil, democratizando o ensino superior e dando oportunidade a todos os alunos egressos do ensino médio de utilizarem sua média, sem precisar do vestibular.


Buscando contribuir com o processo de aprendizagem de alunos da rede pública de ensino, o Canto Cidadão realizará em 2017 a primeira turma de um curso gratuito de preparação para o ENEM. 


O curso oferecerá encontros semanais de aproximadamente quatro horas, sempre aos sábados no período da manhã, entre março e outubro deste ano, para reforço de aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.


A iniciativa conta com o apoio de alunos do PESC - Programa de Extensão de Serviços à Comunidade -, programa de voluntariado universitário da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Outra fonte essencial de apoio ao projeto é a participação de voluntárias e voluntários que conduzirão os encontros ao longo do curso. 


Poderá participar deste curso quem tiver Histórico Escolar integralmente cursado na Rede Pública de Ensino e, ainda, estiver regularmente matriculado no ano corrente - 2017 - no Terceiro Ano do Ensino Médio, em unidade da Rede Pública de Ensino.


São 30 vagas disponíveis para esta turma, sendo que se o número de inscritos no processo seletivo superar o número de vagas, um sorteio será realizado entre quem tiver feito a inscrição de forma completa, especialmente pela entrega dos documentos solicitados, dentro do prazo estipulado (até 10/03/17).


O único valor a ser desembolsado pelos participantes selecionados durante todo o curso é de R$ 50,00, correspondentes a uma taxa de contribuição para despesas gerais. Este valor será pago em taxa única, impreterivelmente, no primeiro encontro.


Os encontros acontecerão à Rua Galeno de Almeida, 557 - Jardim América - São Paulo-SP, na sede do Canto Cidadão.



 INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÃO 


Conteúdo e forma


A carga-horária do curso será dividida entre as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, com ênfase nos temas mais recorrentes nas provas do ENEM dos últimos anos. Ao longo dos encontros, o objetivo é que os participantes fortaleçam sua aprendizagem por meio da transmissão de conceitos, aplicação da teoria no mundo cotidiano, troca de ideias e realização de exercícios práticos durante os encontros e também no intervalo entre eles.


Número de vagas


Trinta vagas. Se o número de inscritos no processo seletivo superar o número de vagas, um sorteio será realizado entre quem tiver feito a inscrição de forma completa, especialmente pela entrega dos documentos solicitados, dentro do prazo determinado.


Quem pode participar?


Alunas e alunos que tiverem Histórico Escolar integralmente cursado na Rede Pública de Ensino e, ainda, estiverem regularmente matriculados no ano corrente - 2017 - no Terceiro Ano do Ensino Médio, em unidade da Rede Pública de Ensino.


Calendário do curso


Encontros semanais, aos sábados, no período da manhã, a partir de 18 de março até final de outubro. O calendário exato contendo todas as datas e horários será fornecido em breve.


Inscrições somente pelo formulário eletrônico


As inscrições para o curso (preenchimento do formulário e envio de documentos) devem ser feitas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário eletrônico, assim como pelo envio da documentação solicitada no mesmo formulário. Clique aqui para acessar o formulário .  


Prazo para inscrição


Até às 23h59 do dia 23 DE MARÇO. 


Local das aulas


Local das aulas: Sede do Canto Cidadão


Rua Galeno de Almeida, 557 - Cerqueira César - São Paulo/SP (a 10 minutos caminhando da estação Sumaré do Metrô) 


Observação


O curso é gratuito, ou seja, não há cobrança de mensalidades. O ÚNICO valor solicitado ao aluno durante todo o curso é uma taxa de R$ 50,00 como um auxílio para as despesas gerais da organização.

Mais Notícias do Canto

<< Voltar para Notícias do Canto