Notícias Gerais
Quase 20% dos brasileiros participa de ações de voluntariado

Quase 20% dos brasileiros participa de ações de voluntariado

05-06-2017

Pesquisa aponta que maior parte dos voluntários está no Sudeste; em Minas Gerais, os números são reforçados pelo Dia C, promovido desde 2009 pelo Sistema Ocemg


Ser voluntário é estar disposto a dar o seu melhor para promover a qualidade de vida do próximo. E pode-se dizer que 18% da população brasileira tem consciência disso e pratica este hábito. Isso é o que revela a pesquisa “Além do Bem – Um estudo sobre voluntariado e engajamento”, realizada pela Santo Caos Consultoria, Bank of America Merrill Lynch e o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) no Brasil, lançada em 2017.


O levantamento mostra também que a região com o maior número de voluntários é o Sudeste. E não é para menos. Minas Gerais vem dando a sua contribuição neste sentido ao promover, desde 2009, o Dia de Cooperar (Dia C). A iniciativa, criada pelo Sistema Ocemg, nasceu com o objetivo de estimular a realização de ações voluntárias por parte das cooperativas e, rapidamente, ganhou o território nacional, com o engajamento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).


Este ano, o projeto será realizado em 1º de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, com o tema “Atitudes simples movem o mundo”. Na data, cooperativas de todo o país serão estimuladas a promover atividades voluntárias, que vão de programações culturais a doações de sangue, passando por cuidados com o meio ambiente e palestras de conscientização sobre assuntos de interesse da comunidade, para citar apenas alguns exemplos.


“O voluntariado é característica de países e povos desenvolvidos. Com o Dia C, queremos justamente evidenciar a cultura do trabalho voluntários, porque a solidariedade com o próximo é fator de desenvolvimento social e econômico”, destacou o presidente do sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.


A expectativa é de que cerca de 300 cooperativas mineiras participem da iniciativa este ano. Em 2016, o Dia C engajou no Estado mais de 34 mil voluntários em ações em prol do bem-estar da população. Ao todo, 248 cooperativas participaram da campanha, envolvendo 256 municípios do Estado e beneficiando 366.977 pessoas. No total, estima-se que 1,2 milhão de pessoas de todo o país tenham sido beneficiadas, com a participação de mais de 118 mil voluntários.


A analisa da Gerência de Capacitação do Sistema Ocemg, Thaís Leite, integra a estatística divulgada em 2017 como participante das ações de voluntariado promovidas pela entidade. “É uma pequena parcela do nosso tempo que faz a diferença na vida de diversas famílias, além de colocar em prática o sétimo princípio do cooperativismo, que é estimular o interesse pela comunidade”, explica Leite.


COMO PARTICIPAR


Para se inscrever no Dia C em Minas Gerais, a cooperativa deve estar registrada e adimplente com o Sistema. O período de inscrição vai até 23 de junho.


Além disso, o Sistema Ocemg faz a divulgação das iniciativas das cooperativas e presta informações e esclarecimento por meio do Blog do programa: www.minasgerais.coop.br/diac. A equipe de Promoção Social também fica à disposição para auxiliar no preenchimento do cadastro de inscrição.


"Pelo Dia C, podemos ver, concretamente, que as iniciativas de voluntariado incentivadas pelas cooperativas, por mais simples que sejam, estão se transformando em um tsunami de coisa boa que vamos construindo para essa nossa casa, chamada Terra. Fazer parte de uma ação de voluntariado, é saber que você está contribuindo para a construção de um mundo melhor", explica Andrea Sayar, gerente de Capacitação e Treinamento do Sistema Ocemg.


SERVIÇO:
Dia C 2017
Período para inscrição: até 23 de junho
Data de realização: 1º de julho
Ações serão realizadas em todo o Estado de Minas Gerais
Informações: www.minasgerais.coop.br/sig



Fonte: http://www.segs.com.br/demais/65417-quase-20-dos-brasileiros-participa-de-acoes-de-voluntariado.html

Mais Notícias Gerais

<< Voltar para Notícias Gerais