Arrecadação e Doação
Informações sobre arrecadações e doações

Desde o início de suas atividades, o Canto Cidadão vem criando iniciativas e fazendo parcerias para a realização de campanhas de arrecadação e doação de diversos itens, em várias localidades brasileiras e também estrangeiras. Nessas iniciativas, o Canto Cidadão atua como um intermediário, que organiza e participa de atividades que arrecadam itens para depois destinar a organizações sociais sem fins lucrativos e comunidades.

As ações envolvem itens consumo, equipamentos, saúde e acolhimento, tais como:

  • Alimentos

  • Higiene pessoal

  • Limpeza

  • Agasalhos

  • Doação de sangue

  • Cadastro no Redome
    (Registro de Doadores de Medula Óssea)

  • Livros

  • Brinquedos

  • Computadores

  • Eletrodomésticos

Dentre as diversas iniciativas já realizadas, algumas se destacam, tanto pelo seu alto poder de impacto quanto por sua regularidade.

Expedições Sociais

Desde 2006, o Canto Cidadão realiza expedições sociais em situações de desastres naturais, buscando oferecer apoio tanto por meio da doação de itens materiais quanto acolhimento às vítimas. A organização (equipe de profissionais e voluntários) já prestou auxílio em diversos episódios dentro e fora do Brasil, a saber: terremoto no Peru, enchente em Santa Catarina e São Luiz do Paraitinga-SP, desabamento na Região Serrana do Rio de Janeiro, entre outros.

Além da presença nas situações de desastres, as expedições também acontecem com o objetivo de sensibilização de comunidades para a importância do protagonismo, da arte e da mobilização social.

Campanhas regulares de Doação de Sangue e Cadastro no Redome

O Canto Cidadão auxilia nas causas da doação de sangue e cadastro no Redome (Registro de Doadores de Medula Óssea) de duas formas: sensibilização por meio de palestras, oficinas, cursos e divulgação na imprensa; estímulo aos voluntários para que se tornem doadores e convidem mais pessoas a doarem.

A sensibilização de voluntários acontece no processo de aproximação com o Canto Cidadão, uma vez que duas das tarefas que integram o treinamento de novos voluntários envolvem exatamente os itens citados.

Canto Cidadão e APAS

Desde 2011, o Canto Cidadão participa com a APAS (Associação Paulista de Supermercados) de grande uma ação de arrecadação e doação de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza. Ao final da Feira APAS (que normalmente acontece em maio, em São Paulo-SP), os expositores que decidem participar doam os produtos expostos durante o evento. Todos os itens são recolhidos por centenas de voluntários em uma ação coordenada pelo Canto Cidadão, que começa no final da noite e termina no início da manhã seguinte. Durante toda a madrugada, os itens são transportadas para a sede da organização, onde são distribuídos em lotes iguais e entregues a uma média de 15 organizações sociais previamente selecionadas via edital aberto.

Desde o início da atividade, mais de 125 toneladas de produtos foram arrecadadas e doadas a mais de 60 ONGs (oriundas de mais de 10 cidades do estado de São Paulo).

Destaques para os mais de 1.500 voluntários que já participaram da ação.

Ação 2017

Clique aqui para saber tudo sobre a edição 2017 da Ação APAS e Canto Cidadão.

Canto Cidadão e Secovi

Desde 2005, o Canto Cidadão participa com o Secovi em ações de arrecadação e doação de agasalhos (inverno) e brinquedos (final do ano) a organizações sociais sem fins lucrativos. As diversas atividades desta parceria já permitiram a doação de dezenas de milhares de agasalhos e brinquedos.