Arrecadação e Doação
Informações sobre arrecadações e doações

Desde o início de suas atividades, o Canto Cidadão vem criando iniciativas e fazendo parcerias para a realização de campanhas de arrecadação e doação de diversos itens, em várias localidades brasileiras e também estrangeiras. Nessas iniciativas, o Canto Cidadão atua como um intermediário, que organiza e participa de atividades que arrecadam itens para depois destinar a organizações sociais sem fins lucrativos e comunidades.

As ações envolvem itens consumo, equipamentos, saúde e acolhimento, tais como:

  • Alimentos

  • Higiene pessoal

  • Limpeza

  • Agasalhos

  • Doação de sangue

  • Cadastro no Redome
    (Registro de Doadores de Medula Óssea)

  • Livros

  • Brinquedos

  • Computadores

  • Eletrodomésticos

Dentre as diversas iniciativas já realizadas, algumas se destacam, tanto pelo seu alto poder de impacto quanto por sua regularidade.

Expedições Sociais

Desde 2006, o Canto Cidadão realiza expedições sociais em situações de desastres naturais, buscando oferecer apoio tanto por meio da doação de itens materiais quanto acolhimento às vítimas. A organização (equipe de profissionais e voluntários) já prestou auxílio em diversos episódios dentro e fora do Brasil, a saber: terremoto no Peru, enchente em Santa Catarina e São Luiz do Paraitinga-SP, desabamento na Região Serrana do Rio de Janeiro, entre outros.

Além da presença nas situações de desastres, as expedições também acontecem com o objetivo de sensibilização de comunidades para a importância do protagonismo, da arte e da mobilização social.

Campanhas regulares de Doação de Sangue e Cadastro no Redome

O Canto Cidadão auxilia nas causas da doação de sangue e cadastro no Redome (Registro de Doadores de Medula Óssea) de duas formas: sensibilização por meio de palestras, oficinas, cursos e divulgação na imprensa; estímulo aos voluntários para que se tornem doadores e convidem mais pessoas a doarem.

A sensibilização de voluntários acontece no processo de aproximação com o Canto Cidadão, uma vez que duas das tarefas que integram o treinamento de novos voluntários envolvem exatamente os itens citados.

Canto Cidadão e APAS

Desde 2011, o Canto Cidadão participa com a APAS (Associação Paulista de Supermercados) de grande uma ação de arrecadação e doação de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza. Ao final da Feira APAS (que normalmente acontece em maio, em São Paulo-SP), os expositores que decidem participar doam os produtos expostos durante o evento. Todos os itens são recolhidos por centenas de voluntários em uma ação coordenada pelo Canto Cidadão, que começa no final da noite e termina no início da manhã seguinte. Durante toda a madrugada, os itens são transportadas para a sede da organização, onde são distribuídos em lotes iguais e entregues a uma média de 15 organizações sociais previamente selecionadas via edital aberto.

Desde o início da atividade, mais de 100 toneladas de produtos foram arrecadadas e doadas a mais de 50 ONGs (oriundas de mais de 10 cidades do estado de São Paulo).

Destaques para os mais de 1.500 voluntários que já participaram da ação e para "A Lusitana" Mudanças, parceira no transporte de todos os itens do pavilhão de exposições até a sede do Canto Cidadão.

Ação 2016

Clique aqui para saber tudo sobre a edição 2016 da Ação APAS e Canto Cidadão.

Confira também o álbum de fotos.

Canto Cidadão e Secovi

Desde 2005, o Canto Cidadão participa com o Secovi em ações de arrecadação e doação de agasalhos (inverno) e brinquedos (final do ano) a organizações sociais sem fins lucrativos. As diversas atividades desta parceria já permitiram a doação de dezenas de milhares de agasalhos e brinquedos.