CANTORIA
Coral Voluntário Hospitalar - Arte em todo Canto
Projeto

O CantoRia é um coral do Canto Cidadão formado por voluntários, que iniciou suas atividades em 2012. O repertório prestigia a música brasileira em seus diversos gêneros.

Os voluntários passam por um processo de treinamento e ensaios, preparando-se para realizar as apresentações.

Já foram realizadas aproximadamente 60 apresentações em hospitais públicos e filantrópicos, que beneficiaram em torno de 7 mil pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. As apresentações são itinerantes nas alas dos hospitais, assim, tanto as pessoas que param para assistir quanto aquelas que estão em seus quartos recebem os estímulos da iniciativa.

Diversas pesquisas, experiências e projetos fortalecem a ideia de que a música pode cumprir um papel importante no processo de recuperação de saúde. Os benefícios da música para a saúde já foram comprovados em diversos estudos como os pela American Music Therapy Association-AMTA, dos Estados Unidos, e pela World Federation of Music Therapy-WFMT, localizada em Gênova, na Itália. De acordo com os pesquisadores, dependendo do ritmo a respiração fica mais branda ou mais ofegante, podendo influenciar ainda no batimento cardíaco por causa da pressão sanguínea que fica mais forte ou menos intensa.

Principais benefícios da musicoterapia:

– Ajuda no relacionamento entre pessoas;
– Atua no desenvolvimento da inteligência espacial, melhorando as habilidades matemáticas;
– Aumenta a concentração e raciocínio lógico;
– Dependendo do ritmo eleva ou diminui a energia muscular;
– Ajuda no tratamento de problemas respiratórios;
– Reduz a fadiga no dia a dia;
– Aumenta as atividades psicomotoras;
– Ajuda no tratamento de hipertensos;
– Previne doenças cardiovasculares.

Enfim, temos muitos e ainda mais motivos para seguir caminhando e cantando e seguindo a canção dentro e fora dos hospitais!

Se você tem interesse em conhecer mais sobre a iniciativa do Canto Cidadão, entre em contato clicando aqui.

Depoimentos