Oficina Descobrindo o Palhaço
Filosofia e técnica do palhaço a serviço da vida cotidiana
Projeto

Olá! Esperamos que esta mensagem lhe encontre muito bem. Estamos aqui para lhe apresentar uma proposta diferente: uma oficina que apresentará a maneira como compreendemos e vivemos a filosofia e as práticas do Palhaço  (em um nível básico) aplicadas na vida cotidiana. Será um prazer ter a sua companhia na próxima turma! 

Envie um e-mail para info@cantocidadao.org.br declarando o seu interesse em receber informações sobre a próxima turma!

Nome da oficina
Descobrindo o Palhaço - Filosofia e práticas pra vida.

Descrição
A oficina conterá momentos de apresentação conceitual (noções elementares do universo do Palhaço) e muitas dinâmicas por meio de exercícios individuais e coletivos, que provocarão experiências de reflexão e ação para a valorização da vida por meio da arte e da alegria.
Esta oficina foi criada e será conduzida por integrantes da coordenação do Canto Cidadão, organização social responsável pelo maior programa de palhaços hospitalares do mundo, os Doutores Cidadãos.
A linguagem e a filosofia do palhaço serão apresentadas como ingredientes para a transformação do indivíduo, por meio de jogos, dinâmicas, vivências e conceitos. Neste módulo básico, o ambiente descontraído e totalmente interativo proporcionará ao participante a gênese do seu palhaço, despertando a comicidade e estimulando o auto-conhecimento, inteligência emocional e relacional, expressão oral e corporal, criatividade e bom humor.

Facilitadores
Felipe Mello

Mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero. Graduado em Comunicação Social pela ESPM. Graduado em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena. Palhaço e Radialista. Autor e produtor de peças infantis que já foram vistas por mais de 50 mil crianças. Fundador do Canto Cidadão, ONG responsável por atividades reconhecidas nacional e internacionalmente, em especial pela realização de programas de arte em hospitais e escolas, envolvendo palhaço, teatro e música. 

Sandro Fernandes

Ator, dublador, palhaço, bonequeiro e oficineiro. Pesquisador em Máscaras (Neutra, Expressiva, Commedia dell Arte e Clown). Professor de Artes, Filosofia e Ensino Religioso. Atua no grupo Doutores Cidadãos (palhaços hospitalares) desde 2006, como voluntário e como monitor de treinamento.

Carga-horária

Módulo Básico

12 horas, distribuídas em 4 encontros de três horas.

Módulo Intermedíario

24 horas, distribuídas em 8 encontros de três horas.

Módulo Avançado

Formatos variados. 

Local
Sede do Canto Cidadão, à Rua Galeno de Almeida, 557 - Cerqueira César. A estação mais próxima do metrô é a Sumaré (Linha Verde), que fica a 10 minutos de caminhada.

Mais Informações
E-mail: info@cantocidadao.org.br
Fone: (11) 3667-0167

Informações adicionais
- A participação neste oficina NÃO HABILITA o participante para atuação no grupo Doutores Cidadãos (voluntários palhaços hospitalares), uma vez que a atuação regular em hospital demanda uma formação específica.
- A oficina é destinado a pessoas acima de 15 anos de idade.
- Em função dos objetivos da oficina, solicita-se a atenção à questão do horário de chegada, pois os facilitadores serão bastante pontuais no início das atividades.
- Para um melhor aproveitamento das atividades, será obrigatória a utilização de roupas esportivas  durante as aulas.

Depoimentos de quem já participou
“Gostaria de agradecer por tudo que vivemos nesses quatro encontros. É impressionante como a turma se uniu e só quem esteve lá para dizer a energia maravilhosa que fluiu. Os professores têm uma capacidade excelente em sugerir e trazer situações para pensarmos e para motivar sentimentos verdadeiros. Hoje é comum não termos tempo nem para respirar, por isso, parar e refletir um pouco se estamos vivendo da melhor maneira, se estamos aproveitando as oportunidades, se somos felizes, se podemos fazer o outro feliz, é algo extraordinário. Bom; é isso, adorei o curso, obrigada novamente e ficaria muito feliz se tivéssemos o módulo intermediário!!!”

“Acho que está faltando a opção MUITO SATISFATÓRIO. Gostaria de dizer que foi maravilhosa a experiência. Sou eternamente grata por vocês terem nos proporcionado essa experiência maravilhosa, e posso afirmar por todos que todos de alguma forma foram transformados para melhor após esses dias lindos. Realmente os meninos são maravilhosos e especiais por esse trabalho magnifico. Parabéns! Muito difícil de usar palavras para expressar um sentimento que só se consegue vivendo momentos como esses.”

“Agradeço pela oportunidade de participar dessa oficina extremamente essencial e que desenvolve pessoas, despertando o que é mais humano. Os professores apresentaram extremo profissionalismo e sensibilidade no desenvolvimento das atividades. Notei que todos os colegas participantes se envolveram nas atividades. Aguardo o próximo.”

“Dispensa comentários. Já participei de vários treinamentos, mas estou encantado, pois com pouquíssimo tempo trabalhamos mudanças incríveis.”

“Oficina simplesmente fantástica e inovadora, sem dúvida deve ser realizada por muita gente!"

"É sempre muito bom participar dde oficinas transformadoras. E nesta não foi diferente. Felipe nota 1.000, e a turma Maravilhosa. Agradeço mais uma vez a oportunidade."

"Minha primeira participação neste tipo de oficina, e com certeza pude colher frutos importantes para o meu desenvolvimento pessoal. Estou compartilhando todo o aprendizado com meus colegas e amigos, e tudo isso foi possível, pelo meu primeiro passo. Parabéns pela grade apresentada e pelo grupo que se formou!"

"A oficina foi bem mais do que eu esperava, realmente o tema me surpreendeu! Mostrou que é sempre bom termos controle da direção da nossa vida, e não podemos deixar que as coisas simplesmente aconteçam, devemos ter um por quê, uma inspiração, uma fonte de energia todas as manhãs. E se isso não acontece em sua vida, acho bom rever sua direção e fazer algo que te faz bem!"

"A oficina foi espetacular, aprendemos e rimos muito! Podemos afirmar com certeza que despertou a criança que poderia estar adormecida em cada um de nós. A experiência foi maravilhosa!"

"O oficina foi maravilhosa. O Felipe envolveu a todos de uma forma muito especial, pena que o tempo foi curto para tantas experiências."

"A oficina foi simplesmente magnifica! Conheço um pouco do trabalho do Grupo Canto Cidadão, mas nao conhecia o Felipe (Intermediador). Pessoa iluminada, ficarei eternamente grata pelos ensinamentos passados. Superou minha expectativa a organização e conteudo do evento. Só tenho a agradecer! Muito obrigado!”

"A oficina foi maravilhosa!! Aprendi lições que vou levar pra vida toda."

“O curso foi um divisor de águas em minha vida. Ver e entender a si mesmo é algo ímpar. Não posso dizer nada de diferente que sensacional!"

“Uma experiência maravilhosa para a vida pessoal e profissional. Mostrando que podemos e somos capazes de fazer muito mais. Valeu cada minuto do treinamento."