[PIP 2019] Próximos passos da entrada de novas(os) voluntárias(os)
Saiba tudo sobre as próximas etapas do voluntariado do Canto Cidadão
Projeto

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Elfa Medicamentos, Ferring Pharmaceuticals e Sompo Seguros apresentam:

Olá! Como vai você? Estamos muito felizes que você tenha chegado aqui. Isto demonstra o seu interesse em conhecer mais sobre a participação nos programas de voluntariado de arte em hospital que o Canto Cidadão realiza, desde 2002. Muito bem! Como são muitas informações importantes, buscaremos a máxima clareza, contando com a sua atenção a cada um dos itens abaixo. Antes de falar sobre os programas de voluntariado que estão com inscrições abertas para o processo de preparação, queremos falar sobre dois temas essenciais: Acordo de Responsabilidades (relacionamento entre o Canto Cidadão e os voluntários) e o PIP (Programa de Identificação de Perfil).

Observação: Especialmente no programa Doutores Cidadãos, em 2019 a preparação de novos voluntários(as) palhaços(as) hospitalares conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, patrocínio da Tirolez e produção do Canto Cidadão.

ACORDO DE RESPONSABILIDADES 

Após o treinamento, em todos os programas de voluntariado de arte em hospital que o Canto Cidadão realiza, os integrantes começam a fazer parte de um Acordo de Responsabilidades, de vigência semestral, que é firmado entre a organização e os voluntários. Além do Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário, documento obrigatório pela legislação brasileira, o Acordo também prevê o estabelecimento de um calendário de atividades combinado entre as partes. Ou seja, você e nós vamos combinar as datas, horários e locais das atividades que faremos juntos. Assim, a cada semestre, será firmado um novo Acordo, renovando os combinados entre as partes. E, como todo bom combinado, há consequências positivas (programa de reconhecimento de voluntários) e negativas (que incluem advertências e suspensões, em caso de recorrência de não cumprimento dos compromissos).

Queremos deixar muito claro que o intuito não é punir, até porque o nosso desejo é que os combinados sejam cumpridos na íntegra. Assim como é fundamental lembrar que existem situações flexíveis, como faltas por motivos de força maior ou saúde. Ou seja, o Acordo de Responsabilidades é, simplesmente, uma forma lúcida, adulta e respeitosa de deixar bastante claro, entre as partes, o que foi combinado, por conta da relevância do que a gente está se propondo a fazer juntos. A atmosfera que estamos criando, semestre após semestre, é uma atmosfera de compromisso, compreensão, parceria e responsabilidade de fazer o bem de forma bem feita, olhando a quem e como, para buscar desenvolvimento contínuo em cada um de nós, também para benefícios coletivos. 

PIP – PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO DE PERFIL 

Antes de começar o treinamento em qualquer um dos programas de voluntariado de arte em hospital que o Canto Cidadão realiza, as pessoas interessadas farão uma jornada com algumas etapas. Desde já, queremos deixar muito claro que não se trata de um processo de seleção que determinará “bons” e “ruins”. Nada disso! Todo o nosso empenho, nos últimos 16 anos, foi para compreendermos cada vez melhor quais são as habilidades e competências comportamentais que os nossos programas de voluntariado pedem de quem participa. Isso porque estamos falando de atividades a serem realizadas em ambientes hospitalares, o que por si só já traz algumas peculiaridades e demandas em termos de competências comportamentais. Sendo assim, buscaremos reconhecer, ao longo das etapas citadas no calendário abaixo, quais são as pessoas que, neste momento, apresentam as condições mais adequadas para a realização das atividades que cada programa de voluntariado pede.

CALENDÁRIO DO PIP (PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO DE PERFIL) 

Sobre o calendário do PIP, que é a única forma de entrar nos treinamentos de novos integrantes dos programas de voluntariado de arte em hospital do Canto Cidadão, no primeiro semestre teremos os seguintes blocos de datas:

Primeira EtapaPreenchimento do Formulário de Inscrição
Concluída em 27/02/19. 

Segunda EtapaPalestras sobre o Canto Cidadão e os seus Programas Socioculturais
Entre 28 de fevereiro e 1 de março, divulgamos as pessoas convidadas para uma das palestras, na sede do Canto Cidadão. 
Serão três rodadas da mesma palestra, para tentar contemplar ao máximo agendas diferentes, que serão realizadas em duas datas. As pessoas convidadas, ao preencherem o formulário, inseriram suas preferências de data/horário: 09/03 (das 9h30 às 12h30), 09/03 (das 14h às 16h) ou 14/03 (das 19h30 às 21h30).

Terceira EtapaPreenchimento do Questionário
Quem comparecer à palestra, será convidado a participar da terceira etapa do PIP (Programa de Identificação de Perfil). No dia 15 de março enviaremos um link para um questionário eletrônico e entre 15 e 24 de março o questionário estará aberto para o envio de respostas. 

Quarta Etapa - Dinâmicas 

Em 01 de abril, divulgaremos as pessoas convidadas para a quarta etapa do PIP (Programa de Identificação de Perfil). Serão convidadas as pessoas que atingirem a pontuação mínima no questionário eletrônico enviado.

Nessa etapa, os participantes serão convidados a participar de uma dinâmica, com outros participantes, onde iremos conhecer um pouco mais de cada um. As dinâmica serão divididas em dois dias:
- Em 06 de abril acontecerá a dinâmica dos participantes que desejam entrar nos programas Doutores Cidadãos e EnCanta

- Em 07 de abril acontecerá a dinâmica dos participantes que desejam entrar nos programas Arte em todo Canto - Hospitais e Cantoria

Os horários serão definidos conforme o avanço da agenda do PIP (Programa de Identificação de Perfil), portanto pedimos para que reserve o dia todo na sua agenda.

Quinta Etapa - Entrevistas

Entre 08 e 09 de abril, divulgaremos as pessoas convidadas para a quinta e última etapa do PIP (Programa de Identificação de Perfil). Serão convidadas as pessoas que participaram das dinâmicas e, após uma calibragem, passaram para a última etapa.

Nessa etapa, os participantes serão convidados a participar de uma entrevista individual, onde nossa equipe terá a chance de conhecer cara a cara os participantes. As entrevistas serão divididas em dois dias:

- Em 13 de abril acontecerão as entrevistas dos participantes que desejam entrar nos programas Doutores Cidadãos e EnCanta

- Em 14 de abril acontecerão as entrevistas dos participantes que desejam entrar nos programas Arte em todo Canto - Hospitais e Cantoria

Os horários serão definidos conforme o avanço da agenda do PIP (Programa de Identificação de Perfil), portanto pedimos para, assim como na dinâmica, que reserve o dia todo na sua agenda.

Passei na última etapa, e agora?

Entre os dias 15 e 16 de abril*, serão divulgadas as pessoas que participarão das próximas turmas dos treinamentos dos programas de voluntariado de arte em hospital do Canto Cidadão.
O calendário dos treinamentos está apresentado na aba específica de cada programa, conforme indicação abaixo. Observe com bastante atenção as datas do treinamento, pois há um limite máximo de faltas em cada um deles.

*A data de divulgação do resultado final pode receber alguma atualização, caso a organização julgue necessário mais alguns dias para avaliação. A nova data será informada aos participantes, até o dia das entrevistas.

MAIS INFORMAÇÕES 

Após a leitura de todas as partes apresentadas aqui (e mais as informações sobre os programas, um a um, abaixo), se alguma dúvida persistir, favor entrar em contato pelo e-mail andrea@cantocidadao.org.br.

Restou alguma dúvida sobre o PIP (Programa de Identificação de Perfil)? Dá uma olhada aqui!

Por que o Canto Cidadão está lançando o PIP (Programa de Identificação de Perfil)?

De coração, queríamos que todos os interessados fizessem parte dos projetos sociais do Canto Cidadão. Felizmente, como tem um montão de gente com essa vontade, é preciso entender, com carinho, as habilidades e competências do interessado nesse momento até para poder ajudar durante todo o processo de treinamento. Afinal de contas, estamos lidando com o ambiente hospitalar, onde há muitas peculiaridades.

O PIP é a única forma de participar das atividades do Canto Cidadão?

Mais ou menos (rs). O PIP é a porta de entrada para participar como voluntário regular de um dos quatro programas socioculturais do Canto Cidadão: Arte em todo Canto – Hospitais, CantoRia, Doutores Cidadãos ou EnCanta. Mas não fique triste, é possível participar das nossas atividades pontuais, como o CantoEduca: oferta de palestras interativas e oficinas que buscam aprimorar conceitos e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais relacionadas, direta ou indiretamente, às temáticas e práticas de voluntariado, artes, educação, saúde, comunicação e comportamento humano em geral. Sugestão: que tal seguir a gente no Facebook e no Instagram? Sempre postamos conteúdos legais lá.

O que acontece se eu não continuar no PIP?

Você pode tentar no ano que vem, sem problemas. Ficaremos muito felizes com essa sua decisão. Além disso, é possível participar das atividades pontuais do Canto Cidadão, conforme mencionado acima.

[DOUTORES CIDADÃOS] Palhaçaria Hospitalar

Programa de palhaçaria hospitalar voluntária, que prepara e acompanha continuamente os participantes para a realização de visitas regulares (ao menos uma vez por mês) em hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo, tendo como objetivo central a promoção de bons encontros com pacientes (especialmente adultos e idosos), acompanhantes e profissionais da saúde.

Para saber mais sobre o programa,  CLIQUE AQUI.

[ENCANTA] Atividades lúdicas e culturais em brinquedotecas hospitalares

Programa de interação lúdica em brinquedotecas hospitalares, que prepara e acompanha os participantes na preparação e apresentação de atividades para a realização de visitas regulares (ao menos uma vez por mês) em hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo, tendo como objetivo central a promoção de bons encontros, por meio da ludicidade e do brincar, com crianças internadas, acompanhantes e profissionais da saúde.

Para saber mais sobre o programa,  CLIQUE AQUI.

[ARTE EM TODO CANTO] Teatro em hospitais

Programa que leva arte aos hospitais por meio do teatro, acompanhando os participantes dos elencos na preparação e apresentação de cenas teatrais, que serão apresentadas em diversos locais de hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo, de forma recorrente (ao menos uma vez por mês). O programa tem como objetivo central levar o teatro como forma de criação de bons encontros e momentos de descontração dentro do ambiente hospitalar.

Para saber mais sobre o programa,  CLIQUE AQUI.

[CANTORIA] Música em hospitais

Programa que leva arte aos hospitais por meio de apresentações musicais, acompanhando os participantes dos elencos de corais na preparação e apresentação do repertório, que será apresentado em diversos locais de hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo, de forma recorrente (ao menos uma vez por mês). O programa tem como objetivo central levar a música como caminho para bons encontros, descontração e sorrisos dentro do ambiente hospitalar.

Para saber mais sobre o programa,  CLIQUE AQUI.