[PIP 2019] PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ARTE EM TODO CANTO - HOSPITAIS
Tire suas dúvidas sobre o voluntariado com teatro hospitalar do Canto Cidadão
Projeto

Olá! Tudo bem? Percebemos que você se interessou pelo trabalho voluntário do ARTE EM TODO CANTO - Hospitais, teatro hospitalar que, desde 2011, leva apresentações teatrais (especialmente cenas de curta duração) a hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo. Abaixo você poderá tirar suas dúvidas específicas sobre o processo de entrada no programa sociocultural Arte em todo Canto - Hospitais. Seja muito bem-vinda(o)!

Clique aqui para ir direto ao FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO no PIP - 2019

Quais são os hospitais parceiros visitados regularmente pelos voluntários do Arte em todo Canto – Hospitais?

Atualmente visitamos, com regularidade, dois (2) hospitais localizados na cidade de São Paulo: Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e Hospital Municipal do Campo Limpo, em São Paulo-SP.

Qual o calendário de treinamento da nova turma do Arte em todo Canto - Hospitais?

O treinamento será composto por treze (13) encontros, considerando o dia da estreia. Parte dos encontros acontecerá na sede do Canto Cidadão (Rua Galeno de Almeida, 557 – Cerqueira César, São Paulo – SP), com a direção artística do Canto Cidadão, e no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), em companhia de voluntários mais experientes, para vivenciar o ambiente hospitalar. A outra parte do treinamento, que denominamos de janela de ensaio, ficará a cargo dos voluntários se reunirem e executarem as atividades combinadas previamente com a direção artística e no intervalo de tempo estipulado. Nesses casos, o local dos ensaios deverá ser decidido pelos voluntários, podendo se reunir tanto no Canto Cidadão, desde que seja previamente combinado e de comum acordo entre as partes, quanto em outros locais.

  • 04 de maio de 2019 (sábado), das 10h00 às 13h00, na sede do Canto Cidadão;
  • 11 de maio de 2019 (sábado), das 10h00 às 13h00, na sede do Canto Cidadão;

  • Entre os dias 13 e 17 de maio de 2019, Janela de Ensaio;

  • 18 de maio de 2019 (sábado), das 14h00 às 17h00, no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE);

  • 25 de maio de 2019 (sábado), das 14h00 às 17h00, na sede do Canto Cidadão;

  • 01 de junho de 2019 (sábado), das 10h00 às 13h00, na sede do Canto Cidadão;

  • Entre os dias 03 e 08 de junho de 2019, Janela de Ensaio;

  • 15 de junho de 2019 (sábado), das 10h00 às 13h00, na sede do Canto Cidadão;

  • Entre os dias 24 e 29 de junho de 2019, Janela de Ensaio;

  • 06 de julho de 2019 (sábado), das 10h00 às 13h00, na sede do Canto Cidadão;

  • Entre os dias 08 e 13 de julho de 2019, Janela de Ensaio;

  • 20 de julho de 2019 (sábado), 10h00 às 13h00, na sede do Canto Cidadão;

  • 27 de julho de 2019 (sábado), 10h00 às 13h00 ou 14h às 18h. Estreia no Servidor Público Estadual (HSPE) e Hospital Municipal do Campo Limpo.
Qual é o limite de faltas durante o período de treinamento?

Tratamos o voluntariado com muita responsabilidade, ainda mais quando se trata do ambiente hospitalar. Isto posto, serão permitidas apenas duas faltas durante todo o período de treinamento. Importante! O primeiro encontro é de presença obrigatória. Reforçamos que faltas por motivos de força maior serão tratadas individualmente, com decisão soberana do Canto Cidadão

E depois do treinamento, o que acontece?

Após a estreia, os voluntários deverão entregar seis (6) visitas até o final da temporada (dezembro de 2019) e três (3) ensaios obrigatórios, na sede do Canto Cidadão, e com a presença de facilitadores, para desenvolvimento de técnicas e aprimoramento das cenas. As datas serão acordadas entre as partes durante o período de treinamento.

O Canto Cidadão discutirá, em comum acordo com os voluntários, a formação de grupos (trios ou quartetos) que, com base em um calendário mensal de planejamento, visitarão os hospitais atendidos pelo Arte em todo Canto - Hospitais. Aprendemos, em 17 anos de experiência, que o sentimento de grupo é um fator primordial para a continuidade do voluntariado.

Qual o público-alvo do projeto?

As cenas são direcionadas, preferencialmente, aos adultos e idosos, leia-se: pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Mas, não há problema algum em contar com a participação das crianças no público.

Há algum pré-requisito para participar da próxima turma do Arte em todo Canto - Hospitais?

Basta ter 18 anos ou mais, além de vontade e disponibilidade para fazer um voluntariado com capricho e responsabilidade. Experiência com teatro é desejável, mas não obrigatória.

Como serão as visitas aos hospitais?

Os voluntários serão divididos em quartetos, que apresentarão cenas teatrais, de até oito (8) minutos, em corredores, áreas comuns e até quartos de hospital, em dias específicos e acordados previamente com o Canto Cidadão e a unidade de saúde.