[PIP 2019] PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CANTORIA
Tire suas dúvidas sobre o voluntariado com música hospitalar do Canto Cidadão
Projeto

Olá! Tudo bem? Percebemos que você se interessou pelo trabalho voluntário do CANTORIA, coral hospitalar animado e interativo que, desde 2011, leva apresentações musicais itinerantes (corredores, espaços de convivência, quartos e outros) a hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo. Abaixo você poderá tirar suas dúvidas específicas sobre o processo de entrada no programa sociocultural CantoRia. Seja muito bem-vinda(o)!

Quais são os hospitais parceiros visitados regularmente pelos voluntários do CantoRia?

Atualmente visitamos, com regularidade, três (3) hospitais públicos e filantrópicos localizados na cidade de São Paulo: Beneficência Portuguesa – Unidade Centro, Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e Santa Casa de Misericórdia.

Qual o calendário de treinamento da nova turma do CantoRia?

O treinamento do CantoRia ocorrerá às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 até 21h00, ora na sede do Canto Cidadão (Rua Galeno de Almeida, 557 – Cerqueira César, São Paulo – SP), ora em um dos três hospitais que recebem regularmente visita dos elencos do CantoRia. Quando se tratar de ensaio com elenco, significa que os voluntários em processo de treinamento serão alocados em uma das três opções de datas aos elencos já existentes do CantoRia.

O treinamento será composto por oito (8) datas, indicadas a seguir:

  • 23 de abril de 2019 (terça-feira), na sede do Canto Cidadão;

  • 30 de abril de 2019 (terça-feira), na sede do Canto Cidadão;

  • 06 OU 07 de maio de 2019 (segunda OU terça-feira), na sede do Canto Cidadão, juntamente com elencos antigos. Ainda que o ensaio seja realizado em apenas um desses dias, por favor, pedimos para reservar ambas as datas. Durante o treinamento decidiremos em comum acordo a alocação de cada voluntário(a) em uma das duas opções;

  • 13 de maio de 2019, na sede do Canto Cidadão;

  • 20 OU 21 de maio de 2019 (segunda OU terça-feira) no Beneficência Portuguesa – Unidade Centro OU Santa Casa de Misericórdia, visita aos hospitais com elencos antigos. Ainda que a visita seja realizada em apenas um desses dias, por favor, pedimos para reservar ambas as datas. Durante o treinamento decidiremos em comum acordo a alocação de cada voluntário(a) em uma das duas opções;

  • 28 de maio de 2019, na sede do Canto Cidadão;

  • 29 de maio de 2019, na sede do Canto Cidadão;

  • 03 OU 04 OU 17 de junho de 2019 (segunda OU terça-feira), visita aos hospitais com elencos antigos no Beneficência Portuguesa – Unidade Centro OU Santa Casa de Misericórdia OU HSPE. Ainda que a visita seja realizada em apenas um desses dias, por favor, pedimos para reservar as três datas. Durante o treinamento decidiremos em comum acordo a alocação de cada voluntário(a) em uma das três opções;
Qual é o limite de faltas durante o período de treinamento?

Tratamos o voluntariado com muita responsabilidade, ainda mais quando se trata do ambiente hospitalar. Isto posto, serão permitidas apenas duas faltas durante todo o período de treinamento. Importante! O primeiro encontro é de presença obrigatória. Reforçamos que faltas por motivos de força maior serão tratadas individualmente, com decisão soberana do Canto Cidadão.

E depois do treinamento, o que acontece?

Ao final do período de treinamento, o Canto Cidadão discutirá, em comum acordo com os voluntários, o calendário de apresentações para o segundo semestre de 2019. Lembrando, que nosso intuito é unir os novos voluntários aos três (3) elencos atuais do CantoRia, buscando fortalecer o atendimento desse programa nos hospitais parceiros. Aprendemos, em 17 anos de experiência, que o sentimento de grupo é um fator primordial para a continuidade do voluntariado.

Quanto tempo eu preciso disponibilizar para o projeto depois do treinamento?

Para o segundo semestre de 2019, serão 9 encontros, divididos em 6 apresentações em hospitais e 3 ensaios de novo repertório, às segundas e terças à noite.