TEATRO EM ESCOLAS DE EMBÚ DAS ARTES-SP
Teatro infantil para crianças de escolas públicas, ONGs e comunidade em geral
Projeto

Entre setembro e novembro de 2015, o Canto Cidadão ofereceu às crianças da rede pública de ensino de Embu das Artes-SP um total de 60 apresentações teatrais profissionais e gratuitas. O espetáculo escolhido foi "A jornada de Peninha Azul" (veja sinopse abaixo). Ao final da temporada, 5370 crianças de 16 escolas públicas diferentes compareram. O objetivo da iniciativa foi levar para a cidade o programa social "Arte em todo Canto", que desde 2007 já beneficiou com apresentações teatrais gratuitas mais de 80 mil pessoas em escolas e hospitais públicos.

As apresentações gratuitas foram realizadas em quatro espaços culturais da cidade (Centro de Artes e Esportes Unificados Jardim do Colégio, Mestre Assis, Santo Eduardo e Parque Pirajuçara, tendo realização do Canto Cidadão, patrocínio das empresas Búfalo e Cacau Show e o apoio do ProAC-ICMS da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. A Prefeitura de Embu das Artes também é parceira do programa, por meio da cessão dos espaços culturais e a oferta de transporte gratuito às crianças participantes.

Sinopse do espetáculo "A jornada de Peninha Azul"

O espetáculo aborda questões relacionadas ao convívio do ser humano com os demais elementos da natureza, com ênfase na importância dos cuidados com os animais e a correta destinação dos resíduos. A temática é tratada de forma descontraída, informativa e interativa, valendo-se do encontro de expressões artísticas (teatro, teatro de bonecos, linguagem clown e música) para sensibilizar as crianças, convidando-as a pensar e agir de forma consciente em relação ao meio ambiente.

Banner do espetáculo