TEATRO PARA ESCOLAS E ONGS DE SÃO PAULO
Elenco Profissional e Elenco Voluntário
Projeto

O programa social Arte em todo Canto – Teatro para Escolas e ONGs cria, produz, apóia e apresenta espetáculos teatrais infanto-juvenis para crianças e adolescentes de escolas públicas e ONGs.

A missão da iniciativa é oferecer apresentações teatrais profissionais gratuitas, inclusive com a oferta de transporte de ida e volta para parte do público. Os espetáculos abordam temas relacionados à educação, cidadania, meio ambiente, relacionamentos interpessoais, saúde entre outros que tratam da valorização da vida.

Nesta iniciativa também há dois tipos de elencos: profissionais remunerados e voluntários.

JUSTIFICATIVA

Segundo a Pesquisa SIPS - IPEA (2010), na região sudeste do Brasil, 11,1% dos indivíduos frequentam o teatro uma vez por mês e 87,5% deles realmente ou nunca vão ao teatro. Ainda segundo a pesquisa, os indivíduos apontam os preços dos ingressos (71%) e a localização distante dos espaços culturais (62%) como as duas principais causas da baixa frequência. 

O programa Arte em todo Canto tem como principal motivação auxiliar na redução dos impactos daquilo que mais afasta as pessoas do teatro. Por isso oferece espetáculos profissionais gratuitos a crianças de escolas públicas, organizações sociais e comunidade em geral. Além da gratuidade dos ingressos, o projeto também oferece, em parte importante das apresentações, transporte de ida e volta às crianças e aos educadores, garantindo a presença de quem raramente vai ao teatro. Esta questão (transporte), inclusive, é apontada pelas escolas públicas, por exemplo, como a principal causa da baixa quantidade de atividades culturais oferecidas às crianças fora da unidade escolas.

  • Além de trabalhar pela formação de plateia, o programa também busca outros efeitos multiplicadores:

Fomento à produção teatral por meio da contratação de artistas, grupos e técnicos;

Promoção da reflexão sobre a necessidade de maior oferta de estímulos culturais às crianças e adolescentes de escolas públicas, organizações sociais e comunidade em geral;

Auxílio na sensibilização e compreensão sobre a importância de temas relacionados à cidadania, saúde, educação e meio ambiente;

Estímulo a outras organizações sociais e empresas a realizarem e apoiarem iniciativas semelhantes;

Fortalecimento da iniciativa da organização proponente, permitindo a ampliação de suas atividades.

Elenco Profissional

A primeira temporada aconteceu em 2008, e desde então aproximadamente 60 mil crianças de aproximadamente 200 instituições (entre escolas e ONGs) foram beneficiadas pelas apresentações.

A iniciativa já colocou em cartaz 13 espetáculos infanto-juvenis distintos (cinco deles inéditos), sendo uma parte criada, produzida e apresentada pela equipe do Canto Cidadão e uma outra parte contando com elencos externos escolhidos por meio de editais públicos.

As apresentações acontecem tanto na sede da organização quanto nos CEUs (Centros de Educação Unificada), buscando contribuir de formas complementares: para as unidades dos CEUs, os espetáculos são levadas para diversas sessões, uma vez que existem espaços cênicos nesses locais. Para as demais escolas e ONGs que não possuem espaço de apresentação, é oferecido transporte de ida e volta até a sede do Canto Cidadão.

Conheça a seguir o repertório de espetáculos já apresentados pelo Elenco Profissional no programa sociocultural.

Elenco Voluntário

A primeira temporada do elenco voluntário de teatro infantil aconteceu em 2015, realizando 11 apresentações da peça "Pra onde vão as bolhinhas de sabão?", beneficiando aproximadamente mil crianças de escolas públicas, ONGs e comunidade em geral. Os voluntários passaram por um processo de treinamento e ensaios, preparando-se para realizar as apresentações. 

A temporada seguirá com apresentações mensais até o final de 2016. A expectativa é que, ao final de toda a temporada, aproximadamente 2 mil crianças de mais de 30 ONgs e/ou escolas públicas tenham sido beneficiadas. 

Esta iniciativa tem o apoio da empresa Urubupungá, que oferece todos os meses de forma gratuita dois ônibus para transporte de ida e volta das crianças que assistem ao espetáculo.

Conheça mais do espetáculo "Pra onde vão as bolhinhas de sabão?" clicando aqui.

.

Depoimentos